Isto mesmo, apesar da erva mate ser um produto orgânico e natural, ela possui como vários outros orgânicos, propriedades nocivas ás plantas e ao solo. Possivelmente você já deve ter conhecimento de algo sobre compostagem e decomposição de resíduos orgânicos, este é um método de produzir um excelente adubo 100% natural e não nocivo ao meio ambiente.
Esta prática vem sendo altamente difundida e aconselhada pelos maiores especialistas da agricultura e medicina moderna, porém, já era conhecida e bem desenvolvida pelos nossos antepassados que não possuíam a ciência como auxilio, contudo utilizavam sua sabedoria natural ao observar a natureza e seus métodos de reaproveitamento de tudo que existe nela, assim, podemos compreender perfeitamente uma famosa frase dita por Antoine Lavoisier, o criador da teoria de conservação das massas:
"Na natureza na se cria, nada se perde, tudo se transforma!"
Pois bem, também não podemos simplesmente criar um adubo a partir da erva mate bruta, na decomposição natural a céu aberto são liberados gases e substancias que acabam se tornando nocivas para os seres vivos, além de ser um método pouco eficiente na produção de adubo e reaproveitamento de resíduos domésticos.
A seguir, darei algumas dicas de como fazer o seu próprio adubo orgânico em sua casa, para que possa contribuir também com a redução do lixo na natureza. Mas antes vou explicar um pouco de como acontece este processo, ou seja, de que forma a matéria orgânica é convertida em um adubo rico em nutrientes e quais são os catalizadores deste processo.
Recapitulando todo o assunto, a matéria orgânica é todo e qualquer produto de origem vegetal e/ou animal, como por exemplo: folhas, madeira, papel(sem impressão), vegetais, sobras de comidas diversas, animais mortos, entre outras coisas que são de origem natural, ou seja, não foram criadas pelo homem.
A conversão da matéria orgânica em nutrientes se dá por meio de um processo chamado decomposição, que consiste na transformação por meio de reações espontâneas entre a matéria orgânica e micro-organismos que têm a função consumir toda a matéria e devolver a natureza os componentes básicos para o desenvolvimento das plantas como nitrogênio, fósforo, ferro, potássio, cálcio, entre outros nutrientes e micro-nutrientes importantíssimos para a maioria dos seres vivos.
Estes micro-organismos também são vetores de reações que produzem produtos como por exemplo a cerveja onde leveduras são adicionadas à mistura para fermenta-la e converter o açúcar contido no amido do malte em álcool por meio da fermentação, da mesma forma utilizamos o fermento para crescer massas e bolo, em fim, o ser humano vem utilizando a fermentação em vários aspectos em sua evolução, e a fermentação nada mais é do que a decomposição de um elemento para a produção de outro.
Existem outros seres vivos que podem e devem fazer parte deste processo, além dos micro-organismos podemos usar as larvas e minhocas como consumidores desta matéria orgânica, de forma com que da mesma forma que usamos esterco bovino, as larvas e minhocas digerem parte da matéria, favorecendo a proliferação dos micro-organismos que são tão importantes na transformação dos nutrientes.
O composto orgânico ou adubo orgânico já foi comprovado em diversas pesquisas como o método mais eficiente e correto de fazer a fertilização de plantas e hortaliças, principalmente por conter estes mesmos micro-organismos e micro-nutrientes que são dificilmente encontrados em abundancia na natureza, e a partir do seu uso, cria-se colonias destes mesmos seres perpetuando assim o seu beneficio.
Como Produzir o Adubo Orgânico?
Primeiramente você deve separar os materiais necessários para construir ou montar uma composteira, estes materiais são:
- Duas ou mais caixas ou recipientes relativamente grandes e com tampa(de preferência transparente);
- Reserve um local sombreado para colocar a composteira;
- Matéria orgânica (madeira, papel, restos de alimentos, erva mate, folhas e raízes, entre outros);
- Terra de jardim;
A parte inferior somente ficará reservada para os líquidos e curtir o adubo que já está quase pronto para utilizar nas plantas, conforme a primeira caixa vai ficando cheia você transfere à próxima caixa o material já quase todo decomposto para fermentar.
A parte superior será onde colocaremos a matéria orgânica bruta, mas não despeje de qualquer maneira, para uma forma mais eficiente, a matéria deve ser depositada em camadas, principalmente em camadas secas e úmidas, como por exemplo: folhas secas, borra de café, terra de jardim,cascas de frutas, folhas secas, terra de jardim e assim por diante...
O importante neste processo é que quanto menor forem os elementos e maior for sua diversidade a qualidade do composto será muito melhor. Uma ótima dica para acelerar o processo é acrescentar minhocas ao composto, e nunca utilizar alimentos cítricos, picantes ou elementos químicos e inorgânicos (plástico, vidros, metais, entre outros).
Não existe um tempo correto para o composto ficar pronto, alguns elementos podem ser decompostos em um mês outros levam até seis meses à um ano para se decomporem completamente, por isso recomendei o recipiente transparente, assim fica mais fácil acompanhar o processo. O ponto ideal da compostagem para se utilizada como adubo é quando a terra está com aparência escura, bem solta e principalmente sem qualquer cheiro dos resíduos orgânicos, ou seja, sem qualquer odor ou aparência de decomposição.
Agora você já esta pronto para fazer a compostagem e principalmente ajudar a manter a natureza limpa e saudável como nunca deveria deixar de ser. Obrigado pela atenção, não deixe de acompanhar o blog, tem matéria nova toda semana, caso tenha alguma sugestão ou opinião à respeito do assunto deixe o seu comentário abaixo da postagem e curta nossa página no Facebook.
minha duvida era quanto a utilização da erva mate na compostagem. cascas cítrica não deve ser usada na compostagem?
ResponderExcluir