Olá amantes do tereré, após lançar o último vídeo no canal, recebi um comentário muito interessante do leitor Rafa Paranhos, pedindo que lhe esclarecesse uma dúvida sobre o que define uma erva como tipo Crioula.
 |
Créditos: Cirineo Terêncio |
Essa é uma dúvida que acredito que muito de nós tenhamos também, pois, a ideia principal que se faz em torno da nomenclatura é algo rústico, natural, caseiro, ou seja, um produto em sua natureza quase primitiva, sem nenhum ou quase nenhum processo de industrialização. Podemos encontrar a Erva Mate com essas características geralmente em mercados municipais, feiras livres, pequenos mercados, lojas especializadas, entre outros, que comercializam a mesma á granel e proporcionam ao cliente a opção de escolher entre várias moagens, aromas e sabores.
Contudo, podemos encontrar ervas industrializadas com a nomenclatura Crioula em sua embalagem, as empresas usam deste artifício e o enfatizam pelo motivo de apresentar um ar mais natural ao produto comercializado, é claro, mas não estão enganando ninguém, logo abaixo explicarei detalhadamente o que é um produto crioulo e por que são tão importantes para o meio ambiente.