quarta-feira, 20 de julho de 2016

O que é uma Erva Crioula? - Dúvidas dos Leitores

Olá amantes do tereré, após lançar o último vídeo no canal, recebi um comentário muito interessante do leitor Rafa Paranhos, pedindo que lhe esclarecesse uma dúvida sobre o que define uma erva como tipo Crioula.

Créditos: Cirineo Terêncio
Créditos: Cirineo Terêncio
Essa é uma dúvida que acredito que muito de nós tenhamos também, pois, a ideia principal que se faz em torno da nomenclatura é algo rústico, natural, caseiro, ou seja, um produto em sua natureza quase primitiva, sem nenhum ou quase nenhum processo de industrialização. Podemos encontrar a Erva Mate com essas características geralmente em mercados municipais, feiras livres, pequenos mercados, lojas especializadas, entre outros, que comercializam a mesma á granel e proporcionam ao cliente a opção de escolher entre várias moagens, aromas e sabores.

Contudo, podemos encontrar ervas industrializadas com a nomenclatura Crioula em sua embalagem, as empresas usam deste artifício e o enfatizam pelo motivo de apresentar um ar mais natural ao produto comercializado, é claro, mas não estão enganando ninguém, logo abaixo explicarei detalhadamente o que é um produto crioulo e por que são tão importantes para o meio ambiente.




O que são sementes crioulas?


Atualmente é muito comum consumirmos produtos com a classificação transgênica, isto por que, nos últimos 100 anos a produção alimentícia sofreu enormes transformações e estas por sua vez mudaram drasticamente a forma de como e quais espécies cultivar, por meio do melhoramento genético.

Este fator acarretou em grande impacto na produção de determinados alimentos, porém, reduziu a variedade de alimentos ingeridos por nós, no mundo existem mais de 10.000 espécies primitivas de plantas comestíveis, os povos primitivos se alimentavam de cerca de 1.000 á 3.000 espécies diferentes. Já a agricultura antiga produzia cerca de 500 espécies singulares de plantas, contudo, atualmente o processo industrial nos restringe á apenas 09 espécies para a base de nossa alimentação (trigo, arroz, milho e soja representam 85% do consumo de grãos no mundo).

Então, os alimentos transgênicos são provenientes de sementes geneticamente modificadas em laboratório, já os alimentos crioulos são o completo oposto, são provenientes de sementes geneticamente selecionadas devido a sua produção na lavoura.

A principal característica dos alimentos crioulos é a sua pureza genética, são semente que passam de geração em geração de famílias agricultoras, plantadas em solo nativo e/ou apropriado para o cultivo da espécie, na qual sua seleção é feita a partir dos melhores exemplares colhidos, que são selecionadas suas sementes para um plantio posterior.

Esta técnica por sua vez garante ao agricultor que as próximas colheitas, caso sejam mantidas as mesmas condições no plantio, poderão produzir frutos tão bons quanto os da planta mãe, possibilitando ao mesmo também homogenizar sua produção a partir das plantas que tiverem o melhor desempenho nos quesitos desejados.

Essas sementes são adaptadas aos ambientes locais e por tanto, precisam de muito menos insumos inorgânicos para a sua produção, pois, são muito mais resistentes á pragas, retiram somente o que precisam da terra e garantem a soberania alimentícia de um povo, garantindo que o produtor tenha acesso livre ás sementes e menor custo na produção.

As sementes crioulas são geralmente encontradas em bancos de sementes ou na mão de pequenos produtores em feiras públicas e eventos ligados ao cultura de determinada espécie onde são trocadas por outras, garantindo assim, a diversidade entre as espécies e a propagação das mesmas.

Por tanto, voltando ao assunto principal que é a erva mate crioula, os produtos encontrados com essa nomenclatura são provavelmente originários de ervais tradicionais e familiares, de pequenos e médios produtores que vendem seus toda a matéria prima para fabricas e empacotadoras comercializarem o mesmo.

São provenientes principalmente da região sul do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina. No caso do tereré, a maior parte da matéria prima é cultivada no estado de Mato Grosso do Sul e Paraguai, ao longo de toda a fronteira entre os dois países, onde é mais viva e forte a cultura desta bebida.

Espero que tenha solucionado esta dúvida e tenha ficado claro a importância de manter o cultivo e o consumo de plantas crioulas para a bio diversidade e alimentação humana, qualquer dúvida ou algo a acrescentar deixem abaixo nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário