sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Erva Mate Karina sabor Menta Açaí - Tereré Review

Olá amantes do tereré, atualmente é muito comum encontrarmos ervas para tereré com diversos sabores e aromas, principalmente quando estamos tratando das artificiais, podemos até mesmo encontrar sabores inusitados e exóticos que podem surpreender o paladar de qualquer pessoa e superar expectativas.

A erva mate que fora analisada neste review trás consigo todas as características descritas acima, apesar de seu sabor e marca nada tradicional tem tudo para ser a erva queridinha de todos os amantes do tereré, até mesmo daqueles mais conservadores.

O produto é distribuído pela empresa YERBAMIX, a mesma responsável por distribuir a erva mate Constança, conhecida por todos como uma das melhores representantes na categoria tradicional pura folha, já fora feito seu review aqui no blog, confira aqui.

Esta mistura curiosa da menta com o açaí é extremamente agradável e marcante, pois o açaí é uma fruta que representa a região norte brasileira e o tereré uma bebida do centro oeste, nos proporcionando uma riqueza de sabores típicos do nosso pais.


O açaí assim como a erva mate tem a origem indígena, e sua criação é explicada por meio de uma lenda de onde hoje é a cidade de Belém no estado do Pará, onde vivia uma tribo indígena em extrema fome e miséria. A falta de alimentos chegara a tamanha proporção que seu cacique decidira que toda criança que nascesse seria sacrificada imediatamente para reduzir a população e até mesmo sua  filha não escapou desta terrível decisão.

A jovem não pode se conformar com a perca de sua filha, chorava sem parar e ficou por muitos dias resguardada em sua oca. Desesperada pediu a Tupã que mostra-se á seu pai uma outra maneira de lidar com este problema sem haver o sacrifício de crianças.

Em certa noite de lua cheia, olhava pela porta de sua oca e escutou um choro de criança, ao ir procurar onde estava aquela criança, encontra sua pequena filha ao lado de uma palmeira grande e frondosa, e logo foi correndo abraça-la, mas a criança desaparecera misteriosamente, deixando a pobre garota triste novamente.

Inconsolável a filha do cacique chorou a noite toda até a sua morte, no dia seguinte o seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira. Porém, misteriosamente em seu rosto se via um semblante de felicidade, e seu olhar estava em direção ao alto da palmeira onde encontraram vários cachos com pequeninas frutinhas roxas.

O cacique então mandou que colhessem os frutos, e ao espreme-los obtiveram um caldo avermelhado e espeço que foi capaz de alimentar toda a tribo e sanar a fome daquele povo. Á aquela bebida deram o nome de Açaí em homenagem a filha do cacique que se chamava Íaça (Açaí ao contrário).


Análise da Embalagem


Esta com certeza é uma embalagem de grande destaque, repleta de cores vibrantes e um design limpo e simples, chama a atenção de qualquer pessoa em uma prateleira onde se predomina a cor verde, como também chama muita atenção pelo sabor exótico, até então, desconhecido.

A caixa é muito bem feita, firme e com uma aba na parte superior para proporcionar mais segurança quando está fechada. Possui escrita na parte superior e frontal o sabor Menta e Açaí com informações sobre o peso de 500g e o simbolo do produto com algumas palmeiras ao fundo, um layout muito bem bolado na minha opinião.

Nas abas laterais possui informações sobre a empresa produtora e distribuidoras principais, lote, com validade de dois anos após a data de fabricação, informações sobre o preparo do tereré, informações nutricionais e sua composição que é feita de 70%  no mínimo de folhas de erva mate, 29,5% no máximo de outras partes do ramo e 0,5% de menta e açaí.

A empresa não fornece a informação sobre adição de aromas e sabores artificiais, contudo, nota-se pela proporção utilizada de menta e açaí na composição que não trata-se de uma erva com sabores naturais, por tanto, não poderão encontrar as propriedades medicinais do açaí neste produto, somente suas características.

Análise da Erva-Mate


Uma impressão muito boa que tive quando abri a caixa desta erva foi que o aroma, ao contrário da maioria das ervas artificiais, é muito suave e balanceado, contendo notas predominantes do açaí, logo um pouco menos perceptível a menta e lá no fundo ainda pode se sentir o aroma da erva-mate.


Sua moagem é muito peculiar pelo fato da empresa informar em sua embalagem que o produto contém 70% no mínimo de folhas, pode-se notar claramente que a quantidade de galhos é muito superior á de folhas, não sei como esta medida é feita, mas deve estar errada. No entanto não é notada a presença excessiva de pó de erva mate no produto.

Ao colocar a erva na cuia podemos constatar que realmente a quantidade de ramos encontrada é muito superior á informada pelo fabricante, de modo que após algumas chacoalhadas e ajustes para colocar a bomba, nem mais se é possível encontrar presença de erva sob o tereré.

Outro problema causado por este excesso de galhos é que, no momento de colocar a água no tereré para molhar a erva, como de costume, o indesejável acontece e tudo desmorona, molhando toda a erva de uma só vez. Para algumas pessoas isto não é problema, mas para aqueles que gostam de saborear e aproveitar um bom tereré, molhar a erva gradualmente é uma regra, lavar a erva de uma só vez é até pecado, não é mesmo?

No entanto em sabor esta erva me surpreendeu, principalmente pela suavidade  que entrega todos essas notas, de pouco em pouco, pode-se perceber o doce e sabor muito similar ao açaí natural, que  predomina por quase todo o tempo em que se esta tomando. Somente no final pode-se perceber o leve amargor da erva mate e uma suave refrescância da menta no céu da boca.

Eu recomendo que experimentem pelo sabor muito agradável que ela proporciona, contudo, como puderam perceber pelo review nem tudo são flores, se for compra-la já esta ciente de todos esses problemas, que deveriam se corrigidos pela empresa o quanto antes, já que este se mostra um excelente exemplar em sabor e aroma.

Deixe seu comentário abaixo caso já tenha experimentado e gostaria de passar suas impressões, curtam a página no Facebook e aguardem as próximas postagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário