sábado, 23 de janeiro de 2016

Erva-Mate - A Origem







Olá amigos amantes do tereré, meu nome é Manoel Vaz, sou da cidade de Coxim no Mato Grosso do sul, e nesta postagem vou falar para vocês sobre a história da erva mate, o principal componente para se tomar o tereré. 
A erva mate é um arbusto nativo do sul da América Latina, precisamente na região do Paraguai, Bolívia, Argentina, Uruguai e Chile.





Sendo muito difundida para o uso do chá mate, chimarrão e tereré, a erva-mate ocupa um grande cenário econômico e cultural nas regiões onde está inserida. 




Os primeiros relatos históricos envolvendo a erva-mate datam do ano de 1612, do colonizador Rui Dias para Hernando Arias, contando sobre uma mágica e misteriosa erva que conferia poderes aos índios guaranis, chamada pelos espanhóis de "Erva do Paraguai". 


Os índios usavam cabaças e tigelas de barro para acondicionar a erva-mate, adicionavam água e deixavam de molho por algum tempo, depois bebiam o liquido filtrando os resíduos da erva com os dentes ou fibras vegetais, assim foi descrito o primeiro uso da erva-mate pelos índios guaranis, segundo os colonizadores. 



Visto seus poderes energéticos nos índios, tonaram seu uso proibido, sendo levado ao tribunal da inquisição de lima qualquer um que fizesse uso da bebida. Algum tempo depois á igreja veio a reconhecer seus múltiplos benefícios medicinais, se tornando um dos principais motivos de avanço das missões jesuítas e importante moeda de barganha. 



A erva-mate então deixa de ser somente consumida por indígenas, se propagando por toda colonia espanhola, como uma exótica bebida estimulante. 

Com o fim das missões jesuítas, correu-se o risco de se perder todo o desenvolvimento em torno da erva-mate, contudo, os indígenas continuaram o seu cultivo e comercio com os espanhóis. Assim nasceram as primeiras fazenda produtoras de ervas-mate no século XX, voltadas para a escala industrial.

Um comentário:

  1. obrigado pela informação sobre ó assunto me ajudou bastante obrigado pela informação sobre

    ResponderExcluir