quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Os benefícios do tereré







O tereré é uma bebida muito apreciada por aqueles que desejam se refrescar em dias quentes, também por aqueles que sentem prazer em se reunir com amigos para trocar experiências e contar histórias em roda apreciando esta bebida.
Atualmente a erva-mate atrai cada vez mais adeptos para este hábito, possivelmente pela facilidade que temos atualmente de comprá-la em lojas On-line ou encontrá-las em mercados e feiras em diversas regiões do pais, principalmente nas regiões sul e centro-oeste do brasil.

Esta bebida possui uma cultura muito marcante, notada por suas características histórico culturais e sua capacidade de promover interação social. Contudo, a erva-mate é utilizada desde os primeiros relatos feitos pelos colonizadores que encontraram os índios fazendo uso da mesma, como um remédio para diversos males e a manutenção da boa saúde, e este conceito tem sido mantido entre os apaixonados pela erva-mate passando de geração em geração a cultura de seus antepassados e terra natal.

Sobre o tereré circulam muitos rumores e lendas, principalmente sobre os benefícios e malefícios desta bebida tão apreciada, poucas informações são realmente baseadas em fatos ou pesquisas cientificas, por este motivo muitas pessoas deixam de fazer uso e se beneficiar com suas propriedades medicinais.

A composição nutricional da erva-mate 

O tereré tem com principal componente a erva-mate, sua composição se baseia basicamente em água, celulose, gomas, resinas aromáticas e dextrina. Neste composto podemos encontrar minerais como alumínio, ferro, zinco, magnésio, entre outros. Encontramos também lipídios, glicídios como frutose e sacarose. A erva-mate também é rica em vitaminas como A, B1, B2, C e E, e alcaloides poderosos como a cafeína, metilxantina e teobromina.

É excelente para praticantes de atividades físicas pois é rica em carboidratos, uma importante fonte de energia para o nosso organismo, além das proteínas, cálcio, fibras alimentares e ações anti oxidantes, que atuam na regulação metabólica e na redução dos radicais livres.

Como o tereré é consumido gelado, ele consegue manter e extrair a maioria dos elementos em sua composição e também o fato do chimarrão ser consumido em temperaturas elevadas acaba por contribuir para o aumento dos casos de câncer de boca e língua, tornando o tereré uma opção mais favorável para aqueles que procuram os benefícios da erva-mate.

Os benefícios do tereré

Dos principais benefícios encontrados no tereré são suas propriedades energéticas e diuréticas. A cafeína é o principal estimulante encontrado na bebida, ela é importante em sua atuação no sistema nervoso central e cardíaco, facilitando a circulação do sangue. Seus estímulos atuam principalmente favorecendo o trabalho intelectual, eliminando o cansaço físico e mental.

Favorece a diurese, um dos principais males da bexiga, além de promover uma maior frequência urinária, facilitando a eliminação de resíduos tóxicos do organismo. Seus consumidores estão constantemente hidratados e desenvolvem facilidade para aproveitamento de vitaminas e minerais, propiciando uma melhor absorção e processamento.

Outra importante característica do tereré é sua capacidade digestiva, pois atua no tubo digestivo, produzindo movimentos peristálticos, melhorando a evacuação e suavizando embaraços gástricos. Algumas ervas de tereré são preparadas com outras plantas como boldo, menta, hortelã e cavalinha que estimulam princialmente a produção de suco gástrico e curam males do estomago.

O tereré facilita o emagrecimento 

Como já citei anteriormente, o tereré é uma bebida altamente energética o que propicia a prática de atividades físicas e maior gasto calórico. Por isso para quem está interessado em queimar gorduras esta bebida é muito recomendada, principalmente pela cafeína que ajuda a eliminar a sessação de fome.
Mas para isto é necessária uma alimentação equilibrada e a prática aliada a exercícios físicos para equilibrar o ganho e o gasto energético/calórico.


Os malefícios do tereré

Apesar de possuir muitos prós, o consumo de tereré pode oferecer alguns riscos á saúde, principalmente para as pessoas com más práticas alimentares, com problemas cardíacos e insonia. 
O consumo excessivo do tereré pode levar a uma absorção demasiada de cafeína e outros energéticos causando a ausência de sono em algumas pessoas e até mesmo o aumento repentino dos batimentos cardíacos, sendo pouco recomendada para hipertensos.

No Paraguai, pais onde se originou o tereré é muito comum tomá-lo somente após o desjejum ou como dizem os pantaneiros, após forrar o estomago. Isso porque ativa principalmente os ácidos produzidos pelo figado e quando consumido em jejum pode danificar a parede estomacal, provocando ou despertando o surgimento de doenças estomacais como a gastrite e outras do tipo.

A alimentação adequada é um fator muito importante para os adeptos do tereré, principalmente porque apesar de possuir muitos sais-minerais, atua ativamente na absorção de ferro pelo organismo, tornando-o sua ingestão indispensável.

Outro problema muito recorrente é a facilidade de transmissão de doenças e vírus contagiosos, como todos compartilham o mesmo copo e bomba é imprescindível uma boa higienização e seleção das pessoas que estão envolvidas, mas lembre-se sempre, esses tipos de doenças não são visíveis a olho nu, então o melhor que se deve fazer é prevenir e tomar muito cuidado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário