quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Os principais componentes do Tereré



Olá amigos amantes do tereré, ultimamente tenho encontrado videos e postagens sobre como preparar o tereré com informações totalmente errôneas. Algumas pessoas costumam tomar o tereré de qualquer maneira, mas existem formas adequadas para que possamos ter um melhor aproveitamento desta bebida.

Primeiramente gostaria de esclarecer quais são os fatores mais importantes para tomarmos um bom tereré, algumas coisas podem realmente fazer a diferença, como o copo ou guampa usada, o formato característico das bombas próprias para a bebida, a cor e qualidade da erva-mate, entre outros aspectos importantes para tomarmos um delicioso tereré com sabor inigualável.

O que compõe um bom tereré?

Copo, guampa ou cuia:


A cuia ou guampa como é chamada nas regiões sul e centro-oeste do Brasil, é um recipiente semelhante a um copo, geralmente feito de chifre de touros, madeira, plástico ou cerâmica. É onde colocamos a erva-mate para tomarmos o tereré. 

Tradicionalmente as melhores cuias são feitas de chifre de touros, pois o chifre possui propriedades que filtram e mantém a temperatura da bebida naturalmente, contudo, precisam de cuidados extras como a cura (uma espécie de preparação da cuia) e a higiene do recipiente, que tende a juntar mais resíduos da bebida em seu interior, principalmente quando deixado por muitas horas em descanso.

Para aqueles que simplesmente desejam saborear e se refrescar com a bebida sem se preocupar com tradição ou estética, pode-se usar um copo comum, uma boa dica é recorrer aos copos de alumínio que tendem a conservar a temperatura do tereré, neste aconselho maior cuidado pois o atrito da bomba com o copo de alumínio pode liberar fragmentos metálicos no liquido.
Atualmente existem copos e cuias desenvolvidas para o tereré, alguns copos chegam a ser térmicos, contendo em seu interior isopor ou vidro para conservar a temperatura. Outros chegam a evitar um terrível problema do tereré, o derramamento de erva. Estes copos já vem com uma abertura própria para a bomba e colocar água, mantendo o copo fechado, mesmo se cair no chão ele não irá abrir e derramar a erva.

A bomba:

É muito comum as pessoas confundirem a bomba de tereré com a de chimarrão, possivelmente a maioria das pessoas deduziriam que são todas iguais,só que não. 

A principal função da bomba é fazer a filtragem da erva-mate, porém, no tereré a composição e tratamento para com a erva é muito diferente em relação a do chimarrão. As principais diferenças estão na moagem, conservação e composição em relação a ramos e folhas no pacote.

No tereré a moagem das folhas é feita em três estágios, grossa, média e fina, de forma que no máximo terá 60% de folhas em moagem fina no pacote, que resultará em uma erva de baixa qualidade, mas de filtragem estável.

A erva própria para o tereré é composta em seu todo de aproximadamente 50 a 70 % de folhas e o restante outras partes do ramo, assim é comum encontrarmos galhos grossos o pequenos pedaços de talos, variando conforme a marca e o tipo de moagem.

Ao contrário na erva de chimarrão encontramos a maior parte das folhas moídas ao pó, em pequenas quantidades podemos encontrar outras partes do ramo, tornando sua composição básica de 70 a 90% de folhas. 

Estes fatores causam o entupimento da bomba e a ingestão de certas quantidades de pó de erva-mate que para a maioria das pessoas se torna muito desagradável, principalmente por que terão que compra outra bomba devido ao entupimento. Por isso no chimarrão costuma-se usar um acessório na bomba conhecido popularmente por "camisinha", que é uma fina tela que reveste a bomba evitando a passagem de resíduos.

No tereré também temos os mesmos problemas, por conta da maioria das ervas encontradas no comércio serem de péssima qualidade e em sua maioria feitas em moagem fina e com excessivas quantias de partes do ramo tornando a filtragem da erva muito mais difícil.

Com o passar do tempo o entupimento é inevitável, mas já existem também bombas próprias para tereré com sua parte inferior removível, possibilitando assim fazer a higiene interna da bomba.

Concluindo o assunto, as principais características de uma bomba própria para tereré são: a sua parte inferior que tem formato semelhante á uma gota, seus orifícios de filtragem são levemente maiores e geralmente não contém uma esfera ou adorno na parte superior, por conta dos copos e cuias serem leves e pequenos em relação á cuias de chimarrão que são maiores, pesadas e suas bombas com sua base achatada, com pequenos orifícios.

Uma dica muito importante em relação a bombas para tereré, quando compra uma bomba nova ou pegar emprestada de outra pessoa procure banha-la em água fervente para eliminar bactérias e impurezas que podem estar presentes, elas podem contaminar sua bebida e transmitir doenças infecciosas.

Espero que tenha ajudado a solucionar algumas dúvidas em relação aos principais componentes do tereré, estes são os acessórios principais, em outra postagem abordarei com mais profundidade o assunto das ervas especiais para tereré e como reconhece-las pela qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário