quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Como preparar o tereré?

Olá amantes do tereré, já escrevi em outros artigos sobre os itens básicos para se tomar o tereré e a como reconhecer a erva por sua qualidade. Se você não conhece ou ainda tem dúvidas sobre o assunto, recomendo que leia os dois artigos para que possa aprender mais e apreciar esta bebida em sua plenitude.

Provavelmente a maioria dos leitores deste blog já são adeptos do tereré e já tem experiência com a bebida, contudo, desconhecem sua cultura e formas básicas de preparar a bebida. Apesar de ser um processo simples e rápido, sua correta preparação consiste em métodos práticos que podem destacar sabores ainda não percebidos e prolongar a vida útil de seu tereré.

O principal motivo que me levou a criar este blog foi divulgar conhecimento útil e relevante para os amantes do tereré e aqueles que ainda desconhecem os benefícios desta bebida. Muita informação errada e mitos são divulgados e acabam se tornando reais quando compartilhados, tornando o tereré uma bebida qualquer, onde quem o consome não se preocupa com a qualidade ou sabor, somente tomar água e passar o tempo.

Não quero que você pense que estou impondo regras ou se sinta obrigado a fazer isso para tomar tereré, só estou divulgando o método mais eficiente e eficaz para que você possa aproveitar o melhor de deliciosas cuiadas e rodas de tereré, mas lembre-se sempre, o importante é aproveitar o momento.


Como preparar o verdadeiro tereré:



  1. Primeiramente pegue o copo/cuia e a bomba, faça sua higiene, lave-os com bastante água e sabão para retirar qualquer sujeira ou impurezas.
  2. Coloque no copo cerca de 1/3 de erva-mate no copo/cuia, o bastante para cobrir a base da bomba, não tem necessidade de colocar muita erva.

     
  3. Incline o copo na posição de 90° e chacoalhe um pouco, de forma que a parte mais grossa da erva fique na superfície. Tampe a boca do copo com a mão para evitar que derrame a erva.
  4. Coloque cuidadosamente a bomba até o fundo do copo/cuia e aperte levemente a erva para envolve-la por completo, mas sem desmoronar tudo, uma parte deve ficar vazia para adicionar a água.
  5. Adicione a água com cuidado até um pouco abaixo da superfície da erva, muito cuidado, para que não molhe a erva por completo. Espere um minuto para que a erva possa se umedecer e ficar firme no copo, e pronto, seu tereré está pronto para ser saboreado.
Uma dica importante é nunca molhar a erva totalmente antes que ela perca seu gosto, seguindo estes passos acima lhe garanto que até mesmo com as piores ervas você poderá aproveitar por muito tempo o seu tereré. Conforme o gosto for acabando você vai molhando pouco a pouco sua superfície, isto irá também reduzir muito o consumo de erva para aqueles que tomam todo os dias e precisam trocar de erva várias vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário