domingo, 7 de fevereiro de 2016

Tereré ou tererê, qual é a maneira correta?

Olá amantes do tereré, esta semana recebi um in box de um leitor me perguntando sobre um assunto polêmico entre as rodas de tereré, principalmente quando temos diferentes culturas miscigenadas. Creio que eu mesmo já participei de inúmeras discussões sobre o assunto com alguns amigos gaúchos e paraguaios, e por fim, sempre chegamos a mesma conclusão.

Não importa a forma como nos referenciamos ao tereré, o que importa é como ele está inserido em sua vivencia, pois em diversas culturas onde ele hoje tomam a bebida, nem mesmo é usado seu nome, em várias rodas é comum encontrarmos pessoas que se referenciam ao tereré com uma gíria ou referencia local, como por exemplo: téres, téras, verde, mate-frio, entre outros nomes.

Mas você deve estar pensando, "eu falo como se escreve, então estou certo!", errado!

Em todo estado de Mato Grosso do Sul é comum encontrarmos pessoas tomando o téras, principalmente na capital Campo Grande, já no interior do estado, encontramos o téres e o verde. Essas gírias são adotadas e difundidas pelos jovens adeptos da cultura, mas é muito comum entre os Sulistas escutarmos a expressão mate-frio ou tererê.


Tereré ou Tererê, por que a diferença?



Bom em termo de nomenclatura as duas estão corretas, dependendo do idioma que o falante está inserido.

Em todo Paraguai e países que utilizam a língua espanhola se fala Tererê, pois a pronuncia do acento agudo é incomum no idioma. Já no Brasil falamos tereré pelo emprego do acento agudo na fala e escrita.

Mas a origem do nome vem do som produzido nas 3 ultimas sugadas na bomba, esse som deu origem a palavra "terere", por tanto pode ser pronunciada das duas formas.

Um comentário:

  1. A origem é o Guarani. Não invente, está no dicionário lá no Paraguay.

    ResponderExcluir