terça-feira, 15 de março de 2016

Seria possível a água quente congelar mais rápido que a fria?





Olá amantes do tereré, nesta postagem eu trago para vocês um assunto muito relevante para todos nós, uma das melhores coisas depois que inventaram o tereré foi adicionar gelo a bebida, nada pior do que tomar um tereré sem gelo, contudo, isso não é desculpa para não tomar o tereré de cada dia.

Mas muitas vezes nos ocorre um problema grave: - acabou o gelo... e agora?  
Pois bem, existe uma forma muito estranha de fazer gelo mais rápido do que de costume, parece óbvio presumir que basta colocar água gelada para congelar que rapidamente o gelo estará pronto, mas ao contrário do que todos pensam, por algum motivo que ainda não foi bem definido a água quente tende a congelar muito mais rápido que a gelada.

Esta descoberta ocorreu com dois amigos que faziam um trabalho para escola em sua casa, e este trabalho consistia em um experimento de fazer um sorvete e apresenta-lo em sala de aula para seu professor e colegas.



Na produção de sorvete um dos métodos de preparo é  ferver a mistura para em seguida congela-lo. Porém os dois garotos não dispunham de muito tempo, então um deles decidiu não ferver sua mistura e colocar diretamente no congelador, enquanto o outro amigo preparava da forma convencional.
Para o espanto dos meninos a mistura que havia sido fervida estava totalmente congelada, enquanto a que havia sido posta fria estava parcialmente congelada. Este fato intrigou os dois meninos que levaram ao conhecimento do professor o ocorrido, e o mesmo debochou dos meninos pelo absurdo que estavam propondo.

Porém, alguns anos depois o colégio vira a receber a visita de um cientista, e um dos meninos cujo se chamava Erasto Barthlomeo Mpemba resolveu contar ao homem a experiencia que realizara junto a seu amigo. O cientista apesar de achar muito improvável, decidiu testar várias vezes o experimento do garoto, e para o seu espanto o menino estava correto em suas observações.


Ele então chamou esta descoberta física de "Efeito Mpemba " em homenagem ao garoto que relatara a experiencia. Desde então este tem sido um fenômeno inexplicável para a ciência, várias teorias foram propostas sobre o assunto mas nenhuma pode explicar totalmente este fenômeno, sendo aceita pela Lâmina de Occam a teoria mais provável, que é pelas moléculas de oxigênio serem ligadas por uma ponte de hidrogênio, esta por sua vez adquire propriedades elásticas em trocas bruscas de temperatura. Assim, quando água quente que tem suas moléculas espalhadas são resfriadas elas tendem a expulsar calor muito mais rapidamente que as moléculas de água fria que tendem a ficar inertes.

Então quando seus amigos chegarem e você não tiver gelo pronto, basta aquecer a água até uma temperatura média de 45°célsius e coloca-la no congelador. Em média ela ira demorar de 40 minutos à 1 hora e meia, e assim você poderá fazer gelo muito mais rápido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário