domingo, 13 de março de 2016

Você sabia que a erva mate ajuda a emagrecer, inibe o colesterol e a diabetes?


Olá amantes do Tereré, nesta postagem decidi trazer um pouco de boa saúde para o blog, é fato que o colesterol alto e o diabetes são grandes problemas causados pela má alimentação, vida sedentária e diversos outros costumes que contribuem para o surgimento e evolução dessas doenças.
 Felizmente temos em nossa mão, ou melhor, em nossa cuia um poderoso remédio que já era conhecido pelos índios bem antes dessas terras serem conhecidas por América. A erva mate já vinha sendo utilizada como medicamento desde antes da chegada dos colonizadores espanhóis, que foram os primeiros documentar a forma como ela era utilizada, e veio a ser difundida por toda a colonia e em seguida o mundo por suas propriedades medicinais.




As benéficas propriedades que atuam no combate aos problemas do diabetes e do colesterol, foram encontradas em uma pesquisa realizada com cerca de 250 pacientes pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a pesquisa foi tão bem sucedida que eles chegaram a obter resultados de até 40% de redução na absorção do colesterol em pacientes que se adaptaram melhor a erva mate, e em média os resultados alcançaram a margem de 10 à 12% de redução em todos os pacientes.

A maior surpresa da pesquisa esteve entre os paciente que já faziam tratamento para diminuir o colesterol, que apesar de atuarem contra ele, são processos totalmente diferentes, pois enquanto a medicação diminui a produção de colesterol pelo corpo, a erva mate evita que a absorção ocorra por meio dos alimentos.



Outra descoberta durante a pesquisa foram as propriedades antioxidantes encontradas na erva mate, que por sinal são muito maiores até mesmo que o chá verde. Os antioxidantes são muito importantes, pois atuam contra os radicais livres, que são os "responsáveis" pelo envelhecimento precoce, alguns tipos de câncer e até mesmo o diabetes.




E no tratamento de diabetes as reduções na produção de glicose tiveram uma média de 10% em pacientes que usaram por dois meses a erva mate, além da redução do efeitos dos males secundários que surgem com o tempo, como doenças cardiovasculares, doenças renais, problemas de visão e nos nervos.

A forma como foi administrada a erva mate no estudo foi muito importante para que todos pudessem utiliza-la sem problemas com seu gosto natural amargo, por isso, os pesquisadores adotaram o chá mate tostado que por muitos o sabor já era familiar. Cada paciente fazia uso de 1 litro de chá mate por dia, antes das principais refeições.

Outro fator que contribuiu para a pesquisa foia a facilidade com que a bebida pode ser preparada, basta esquentar a agua até atingir uma temperatura de pré-fervura, cerca de 90 graus Celsius, e misturar com cerca de duas a três colheres de sopa de erva mate, e pronto.

De qualquer forma, verde ou tostada, no chá gelado ou no chimarrão, a erva-mate mantém as propriedades que combatem o colesterol e o diabetes, por tanto, tomar tereré e outros derivados da erva mate é mais que saborear e nos refrescar, é cuidar de nossa saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário